Artigos de saúde
O esmagamento de um dedo da mão ocorre como conseqüência de um golpe direto sobre o dedo e resulta na lesão das articulações. Os machucados das pontas dos dedos ocorrem quando os dedos são espremidos numa porta. A lesões na matriz da unha geralmente
não requerem pontos cirúrgicos.
Que cuidados devem ser tomados?
- Golpes, esmagamento e machucados dos dedos.
Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.
- Unhas arrancadas.
Se a unha foi quase completamente arrancada ou se ficou um pedaço grande, corte ao largo da linha de desprendimento com uma tesoura estéril. Para esterilizar a tesoura passe álcool canforado. Não coloque o pedaço arrancado de volta com fita adesiva. Coloque o dedo em água fria durante 20 minutos. Passe uma pomada antibiótica sobre a unha e cubra com um curativo. Retire o curativo diariamente e coloque o dedo de molho em água com sal.
Se você observar sinais de infecção, procure um médico.
- Cortes.
Lave o ferimento com água e sabão durante 5 minutos. Depois contenha a hemorragia pressionando-a durante 10 minutos com um pano limpo (ou gazes estéril se possível).
Proteja o ferimento com um curativo.
- Arranhões profundos.
Lave o ferimento com água e sabão líquido durante 5 minutos. Os pedaços de pele (sobretudo se estiverem sujos) devem ser cortados usando-se tesouras esterilizadas. Uma vez que o ferimento esteja limpo, pare a hemorragia aplicando pressão com gazes
esterilizadas por 10 minutos em seguida aplique pomada antibiótica e cubra com um curativo. Retire o curativo e limpe o ferimento diariamente. Se forem observados sinais de infecção, consulte um médico.
Procure ajuda médica imediatamente se:
- A pele estiver aberta e precisar de pontos cirúrgicos.
- Houver hematoma abaixo da unha e muita dor.
- Houver sujeira no ferimento que não possa ser retirada.
- Houver um esmagamento que tenha resultado em lesões da pele ou da unha.
- O dedo afetado não dobrar nem estender completamente.
- A lesão parecer infeccionada.
- Seu filho não conseguir usar o dedo afetado após uma semana.
- Tiver outras perguntas e preocupações.
Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems
Veja também