Artigos de saúde
A estimulação precoce favorece o desenvolvimento de crianças com dificuldades
psicomotoras. Conhecer seus princípios e aplicações permite uma melhor adaptação ao
seu meio social.
O que é?
- É um conjunto de atividades destinadas a crianças que têm ou correm o risco de ter
transtornos psicomotores.
Quais seus objetivos básicos?
- Potencializar e favorecer as possibilidades físicas, intelectuais e afetivas da
criança.
- Promover a integração no nível familiar, social e ambiental.
A quem é dirigida?
- Às crianças menores de 6 anos; principalmente àquelas que, nos primeiros três anos,
apresentaram alguma deficiência ou atraso no desenvolvimento.
Quais são os fatores que podem alterar o desenvolvimento?
- Pré-natais: genéticos, doenças maternas, etc.
- Perinatais: problemas durante o parto, aspiração de mecônio, etc.
- Pós-natais: infecções, acidentes, abandono.
Em que consiste?
Segundo as necessidades básicas de cada criança, trabalha-se sobre as seguintes áreas:
- Motricidade grossa: desenvolvimento da força, controle do movimento e reconhecimento
corporal para que consiga sentar, caminhar, saltar e correr.
- Motricidade fina: utilização das mãos em jogos, atividades cotidianas e futuramente
na escrita.
- Integração sensorial: integração do que ouve e vê com a atividade psicomotora.
- Linguaguem: como forma de comunicação.
- Social ambiental: integração no âmbito familiar e na relação com outras pessoas.
Quem realiza?
- Um grupo interdisciplinar formado por pelo menos um médico (pediatra, neurologista ou
neuropediatra), um cinesiólogo especializado, um psicólogo e um fonoaudiólogo.
- De acordo com as necessidades da criança podem integrar-se ao grupo psicopedagogos,
terapeutas ocupacionais, professores especiais e enfermeiras. O cinesiólogo se ocupa
principalmente em promover a motricidade fina e grossa e a integração sensorial.
Copyright © 2000 eHealth Latin America
Veja também