Artigos de saúde

Catarata

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Causas
- Sintomas e Diagnóstico
- Tratamento

Introdução

A catarata é uma doença ocular comum caracterizada pelo "embaçamento" no olho. Estima-se que ela atinja cerca de 65 milhões de pessoas no mundo. Apesar de comum, se não tratada, a catarata pode causar cegueira.

Causas

A catarata é uma turvação do cristalino natural dentro do olho. Em pessoas saudáveis, o cristalino é transparente; já em pessoas com catarata, esse cristalino fica opaco.

São cinco os principais tipos de catarata:

-Catarata senil: ocorre pela idade, especialmente após os 60 anos;
-Catarata congênita: a pessoa já nasce com catarata. Pode ocorrer por doenças da mãe durante a gravidez (rubéola ou toxoplasmose), ser de origem hereditária, ocasinada por distúrbios do metabolismo, ou ser de origem desconhecida;
-Catarata traumática: ocorre após acidentes com o olho.
-Catarata do diabético: uma das complicações da diabetes;
-Catarata secundária a medicamentos: principalmente os corticóides, quando usados por longos períodos.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas da catarata incluem visão nublada; sensibilidade à luz e necessidade maior de iluminação para ler; visão noturna mais fraca e com cores amareladas.
O diagnóstico se dá através de consulta com o oftalmologista, que faz um exame de dilatação completa e usa equipamentos que permitem ver as estruturas e determinar se elas estão normais.

Tratamento

A catarata é tratada por cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida e o paciente está liberado para retomar suas atividades normais em apenas uma semana. Raramente é preciso fazer uma cirurgia de urgência, a não ser em casos de trauma.

Copyright © Bibliomed, Inc.