Artigos de saúde
© Equipe Editorial Bibliomed
Neste Artigo:
- Qual
a causa da Urticária e do Angioedema ?
- Como é
feito o diagnóstico da Urticária e do Angioedema?
- Como o problema é tratado?
- Quando procurar um
médico com mais urgência?
A Urticária se caracteriza pela formação súbita de pápulas avermelhadas e edemaciadas na pele que coçam ou queimam de modo intenso. A urticária pode surgir em qualquer local, incluindo face, lábios, língua, garganta ou orelhas e ouvidos, com lesões de vários tamanho. Em alguns casos, as pápulas se juntam formando grandes placas, chamadas Placas Urticariformes.
O Angioedema é parecido com a urticária, mas o inchaço ocorre não na superfície, mas sob a pele, concentrando-se tipicamente em torno dos olhos, lábios, genitais, mãos e pés. Em raras ocasiões, o Angioedema na garganta, língua ou pulmões pode bloquear as vias aéreas, causando dificuldade respiratória com risco de morte.
Qual a causa da Urticária e do Angioedema ?
A Urticária e o Angioedema ocorrem quando, em resposta à Histamina, o plasma sangüíneo extravasa dos pequenos vasos na pele. A Histamina é uma substância química liberada por células especializadas localizadas nos capilares cutâneos.
Reações alérgicas, presença de certas substâncias químicas nos alimentos, picadas de inseto, exposição à luz solar ou remédios podem causar liberação de histamina. Em alguns casos, não é possível descobrir exatamente porquê a urticária ocorreu.
Existem vários tipos diferentes de urticárias e para cada tipo existe uma lista de suspeitos mais prováveis:
Como é feito o diagnóstico da Urticária e do Angioedema?
Principalmente através do exame médico, com perguntas direcionadas para determinar as possíveis causas do problema. Não existem exames laboratoriais específicos para urticária: os testes são direcionados para as substâncias que seu médico acreditar serem as mais suspeitas.
O exame de sangue de rotina pode ser solicitado pelo médico para excluir outras doenças sistêmicas que possam se manifestar na forma de crises de urticária.
O melhor tratamento é identificar e remover o contato com a substância desencadeadora das crises. Infelizmente, esta nem sempre é uma tarefa fácil.
Para controlar os sintomas, seu médico poderá receitar anti-histamínicos. Alguns destes remédios funcionam melhor quando tomados regularmente para evitar a formação da urticária.
A urticária crônica pode ser tratada de modo prolongado com anti-histamínicos e corticóides. As crises graves de urticária e angioedema devem ser tratadas com injeções de adrenalina (epinefrina) e corticóides.
Enquanto você aguarda o resultado do tratamento, existem algumas medidas simples que você pode tomar para aliviar a coceira, tais como aplicar compressas frias ou úmidas sobre as áreas afetadas e utilizar roupas leves.
Quando procurar um médico com mais urgência?
Procure atendimento médico com maior urgência sempre que a urticária ou o angioedema estiver associado a alguns dos seguintes sintomas:
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc. | 30 de abril de 2009 |
Veja também