Artigos de saúde
© Equipe Editorial Bibliomed
Neste Arigo:
- O que causa a caspa?
- Como é feito o tratamento?
Apesar da caspa não ser uma doença contagiosa, ela pode ser embaraçosa e surpreendentemente persistente.
Na maioria dos casos, os sinais e sintomas da caspa são inconfundíveis: pequenos flocos brancos e oleosos de pele morta que se espalham sobre os ombros e uma coceira permanente no couro cabeludo. Esta descamação associada à coceira pode ser causada por vários distúrbios diferentes, incluindo pele ressecada, dermatite seborreica, psoríase e eczema.
Há algum tempo, a caspa era atribuída à pele ressecada ou oleosa, uso inadequado de xampus, dietas pouco nutritivas, estresse e cosméticos irritantes. Apesar de alguns destes fatores poderem acentuar ou contribuir para o desenvolvimento da caspa, o verdadeiro responsável pode ser um fungo microscópico chamado Malassezia.
A Malassezia vive no couro cabeludo da maioria das pessoas adultas, sem causar qualquer problema. Contudo, em alguns casos, ela pode crescer exageradamente, alimentando-se das secreções oleosas produzidas pelos folículos pilosos. Esta proliferação da Malassezia causa irritação e estimula a produção de células, o que termina aumentando a quantidade de células mortas no couro cabeludo, produzindo a chuva de flocos esbranquiçados típica da caspa.
Ainda não se sabe exatamente o que causa o crescimento exagerado da Malassezia, mas alguns fatores de risco são bem conhecidos, tais como:
A caspa é um problema crônico que pode ser controlado. Contudo, seu tratamento exige paciência e persistência. De um modo geral, a descamação leve pode ser resolvida utilizando-se diariamente um xampu suave para reduzir a oleosidade do couro cabeludo.
Se o xampu suave não for capaz de resolver o problema, o passo seguinte é utilizar xampus com propriedades anticaspa. O uso deve ser diário até o controle da caspa, passando então para 2 ou 3 aplicações por semana. É importante permitir que o xampu aja por no mínimo 5 minutos antes de ser enxaguado.
Caso estes cuidados não surtam efeitos, você procurar seu médico de confiança. Ele provavelmente irá receitar tratamentos mais agressivos e específicos para controlar o problema.
Outros cuidados que você pode tomar para evitar a caspa incluem:
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc. | 22 de setembro de 2008 |
Veja também