O Halloween não é tradicionalmente uma celebração nacional, mas as festas do Dia das Bruxas estão se popularizando no país. Portanto é importante estar atento a alguns cuidados.
Alimentação: a distribuição de doces é comum no Halloween, mas consumi-los em excesso pode causar diarréia e outros problemas gastrointestinais. Além disso, comer alcaçuz em grandes quantidades pode causar arritmias, letargia e insuficiência cardíaca congestiva, principalmente em adultos.
Envenenamento: a contaminação por chumbo ou peróxido de hidrogênio também é um risco. O chumbo pode ser utilizado em tintas de objetos decorativos ou de fantasias (como em dentaduras falsas) e pode causar envenenamentos, por ser uma neurotoxina. Já o peróxido de hidrogênio, muito usados em pulseiras (as ‘pulseiras de neon’) e artigos semelhantes, é minimamente tóxico, mas ainda assim o contato com o líquido pode causar vômitos e irritação.
Com algumas precauções é possível curtir a celebração sem trazer problemas para a sua saúde. Ao notar sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente.
Solicito me adicionar, gosto de receber/compartilhar as publicações de Boa saúde. Mui grata,
Para receber alertas semanais de Boa Saúde é só se cadastrar em http://boasaude.uol.com.br/newsletter/index.cfm
Att,
Ana Cláudia Xavier