O autismo, uma doença que prejudica as capacidades de interação social de um indivíduo, pode trazer algumas vantagens para esses pacientes, quando comparados à pessoas que não têm a condição. De acordo com uma nova pesquisa, abordar certos traços do autismo como vantagens, e não como erros a serem corrigidos, pode ajudar a comunidade médica a compreender melhor a doença.
O autismo, uma doença que prejudica as capacidades de interação social de um indivíduo, pode trazer algumas vantagens para esses pacientes, quando comparados à pessoas que não têm a condição.
De acordo com pesquisadores canadenses, apesar de a doença causar diversas debilitações, autistas podem fazer contribuições para a sociedade quando inseridos em um ambiente que proporcione isso. Autistas têm melhores desempenhos, por exemplo, em testes não verbais de inteligência, tarefas visuais e auditivas e também têm mais facilidade para se lembrarem de fatos.
“Dados recentes e a minha experiência pessoal sugerem que está na hora de nós começarmos a pensar no autismo como uma vantagem em certas esferas, não como uma cruz a ser carregada”, explica o Dr. Laurent Mottron, pesquisador da Universidade de Montreal. Para Mottron e seus colegas, abordar certos traços do autismo como vantagens, e não como erros a serem corrigidos, pode ajudar a comunidade médica a compreender melhor a doença.
eu considero o meu filho super inteligente as vezes parece não estar prestando atenção maseu sei que ele esta processando tudo
oi, eu sou mae de uma criança autista que tem 26 anos de vida. Quando ele tinha 6 messes de vida comecei a notar que ele éra muito sério, não me olhava, eu achava estranho comecei a correr atrás de médicos ele tinha 3 anos de vida ele ficou se tratando no hospital santo antonio e nunca niguem me disse nada. Por ver tv e ler jornal, eu mesmo fiz o diaquinostico quando ele tinha 18 anos e o medico de um posto de saude dr andre do kaique no gujuviras que confirmou o que eu ja sabia. Hoje ele é 100% depetende, dou banho em fim, tudo. O pai me abandonou eu com meu filho especial e o meu outro filho< Mateus, de 12 anos quem me ajuda a cuidar, meu Mateusinho, minha luz. que quando agente sai ele me ajuda a cuidar do irmao de 26 anos, que é muito hiperativo e não sabe o perigo dos carros. ele se trata com um pisiquiata, mas eles só dão rivotril e resperidon, mas não adianta nada. Mas eu cuido com muito carinho e amor se alguem tem alguma coisa para me ajudar, médico ou alguém que tenha filhos autistas, me ajudemesse e-mail é do meu filho Mateus, de 12 anos, que eu falei que me ajuda muit,o mas pode mandar uma mensagen é mateus_gremista13@hotmail.com
Olá Maria de Lourdes !
Você já tentou procurar a Santa Casa da Misericórdia ?!
Existem profissionais excelentes lá.( médicos e pscicólogos ).
Parabéns por toda sua dedicação e amor ao seu filho.