Muito populares entre crianças e adolescentes, as canetas de laser são vendidas como brinquedos em vários estados brasileiros. O que muitas pessoas não sabem é que essa luzinha, aparentemente inofensiva, pode causar sérios problemas nos olhos.
Um tipo de laser de alta frequência, que pode ser facilmente confundido com os apontadores de laser utilizados em apresentações, está sendo comercializado e vendido como brinquedos.
Relatório dos hospitais King Khaled Eye Specialist, na Arábia Saudita, e Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que a exposição a esse tipo de laser já causaram 14 casos de danos oculares. Os casos começaram a aparecer em 2012, e foram acompanhados até meados deste ano. Após este período, foram notificados mais 16 casos.
As lesões ocorreram durante brincadeiras e todos os envolvidos eram jovens do sexo masculino, com idades entre 11 e 30 anos. Algumas foram acidentais, mas outras envolveram um companheiro apontando intencionalmente o feixe de laser para os olhos da vítima. As lesões envolveram desde ferimentos leves até casos de perfurações na retina.
- Leia mais em Diário da Saúde
- Saiba como cuidar da sua visão em Boa Saúde
- Células-tronco podem ser utilizadas para o tratamento de problemas nos olhos. Leia em Bibliomed