A hidratação no verão é uma recomendação importante para a saúde, mas entre as opções que mais aumentam de consumo, refrigerantes e bebidas alcoólicas tem papel de destaque. Entretanto, se consumidos em excesso, representam risco para a saúde dos ossos.
O álcool presente na cerveja e a cafeína contida em alguns tipos de refrigerantes provocam não apenas o aumento da excreção de cálcio pela urina como também contêm substâncias que inibem a absorção do nutriente pelo organismo, o que afeta ainda mais a saúde dos ossos.
Para a nutricionista Barbara Santarosa Emo Peters, membro da comissão científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), a quantidade ideal de cálcio no corpo pode ser alcançada com o consumo moderado dessas bebidas e a ingestão regular de laticínios líquidos, como leite, iogurtes e vitaminas.
A especialista destaca importância de evitar a perda de cálcio, principal elemento na composição dos ossos. Sua ausência no organismo pode ocasionar diversos problemas de saúde como, por exemplo, o raquitismo, osteoporose, espasmos nervosos e musculares. Além disso, é indicado também evitar a alta ingestão de sódio, o uso de nicotina e o sedentarismo, ações que colaboram com a retenção de cálcio e o fortalecimento dos ossos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ABRASSO, release 28 de janeiro de 2015.
Excelente matéria!
Excelente materia. minha opiniao : As pessoas estao bebendo demais, está na hora de fazer uma campanha para ajudar essas pessoas a diminuir esse maldito vício, que matam aos poucos, tantas gente. Quem gosta de toda essa bebedeira sao as industrias de bebidas alcoolicas. Estou controlando meus vicios, devagar compro minha meta.