No último dia 18 de julho, o cantor Thiaguinho deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com fortes dores no peito e foi diagnosticado com tuberculose pleural. Essa é uma doença causada pelo bacilo Bacilo de Koch, cientificamente denominado Mycobacterium tuberculosis, e pode atingir várias partes das vias respiratórias e os ossos.
No caso de Thiaguinho, o bacilo afetou a pleura, que é o tecido que reveste os pulmões, causando intensa dificuldade em respirar. A transmissão da doença se dá pelo ar quando a pessoa tem contato com gotículas infectadas liberadas através da tosse, espirro ou fala de uma pessoa infectada.
Os sintomas da tuberculose podem incluir tosse seca, perda de apetite, dor no tórax, dificuldade de respirar, emagrecimento, entre outros. A doença tem tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e cura. Além disso, é possível prevenir a doença através da vacinação (vacina BCG) e evitando locais cheios, fechados, mal ventilados e com pouca ou nenhuma luz solar, além de evitar contato próximo com pessoas contaminadas até o 15º dia de tratamento.
- Falta de ventilação aumenta risco de tuberculose em hospital em Boa Saúde
- Contatos próximos de pacientes com tuberculose multirresistente devem ser investigados. Leia mais em Bibliomed