Mesmo com vários estudos mostrando os benefícios do café para saúde, as autoridades norte-americanas estão preocupadas com o consumo exagerado da bebida.
De acordo com especialistas, os estudos atuais sugerem que o consumo moderado de café pode trazer alguns benefícios para a saúde, mas que a maior parte das pessoas está exagerando, o que pode trazer efeitos negativos.
A cafeína apresenta forte efeito estimulante, e está presente em um número cada vez maior de produtos, como refrigerantes (especialmente os de cola), energéticos e bebidas isotônicas. Segundo a USA Food and Drug Administration, o número de pessoas que procuram tratamento de emergência após a ingestão de bebidas energéticas dobrou no último ano.
Recentemente, a morte de uma mulher na Nova Zelândia foi atribuída ao consumo exagerado de refrigerante de cola, um produto que possui alta concentração de cafeína. Tal fato alertou a comunidade cientifica sobre os possíveis efeitos acumulativos da cafeína no organismo humano.
- Leia mais em Diário da Saúde
- Excesso de café durante a gravidez pode afetar o crescimento do bebê. Leia em Boa Saúde
- Ingestão de cafeína por crianças pode afetar o comportamento na fase adulta? Descubra em Bibliomed
Se considerarmos que o bem estar, provocado pelo estimulo do café, durante um curto período é benéfico para a saúde,aceita-se a ideia.
Mas, a acumulação de cafeína no organismo parece que não é nada benéfica.