HIV pode dobrar risco de ataque cardíaco

Comment

Medicina

destaque_coracao-saudePessoas com HIV têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas sem o vírus causador da Aids, relatam pesquisadores da University of Edinburgh, no Reino Unido.

Os pesquisadores realizaram a revisão de estudos de 153 países e descobriram que os casos de doença cardíaca relacionada ao HIV quase que triplicou nos últimos 20 anos, conforme a expectativa de vida dos soropositivos aumentou.

Conforme os dados levantados, mais de dois terços das doenças cardíacas associadas ao HIV ocorrem nas regiões da África Subsaariana e Ásia-Pacífico. Os pesquisadores descobriram, também, que em algumas áreas do mundo, o HIV é igual a fatores de risco bem conhecidos, como dieta e estilo de vida, como uma das principais causas de doenças cardíacas.

Mais de 35 milhões de pessoas no mundo têm HIV, e esse número está aumentando. Acredita-se que o HIV pode causar inflamação dos vasos sanguíneos, o que coloca estresse no sistema cardiovascular. Acredita-se, também, que o HIV pode contribuir para doenças cardíacas, aumentando os níveis de gordura no sangue e afetando a capacidade do organismo de regular os níveis de açúcar, disseram os pesquisadores.

Os resultados foram publicados na revista Circulation.

Fonte: Circulation, 30 de julho de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *