Meninos podem se vacinar contra HPV no SUS

Comment

Saúde do bebe e da criança

destaque_injecaoDepois de implantar o programa de vacinação contra o HPV para meninas, o Brasil torna-se o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a imunização contra o papilomavírus humano para os meninos. A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

A vacina já está disponível para meninos com idades entre 12 e 13 anos Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Gradativamente, até 2020, a faixa-etária para receber a vacina será ampliada, quando meninos de nove a 13 anos serão incluídos.

Para 2017, o Ministério da Saúde espera imunizar mais de 3,6 milhões de meninos, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber a vacina.  O esquema vacinal para os meninos contra HPV será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Entidades como as Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do Advisory Committee on Imunization Practices, nos Estados Unidos, recomendam a ampliação da vacinação contra o HPV para o sexo masculino, sendo que a faixa etária escolhida tem como objetivo proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde, 01 de dezembro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *