Novo tratamento para o HIV tem mostrado resultados promissores. O novo medicamento consiste em uma terapia de anticorpos UB-421 que pode suprimir o HIV por até quatro meses em pacientes que interromperam a terapia antirretroviral.
Os pesquisadores trataram um grupo de participantes do estudo com injeções semanais de UB-421 durante oito semanas e outro grupo com doses mais altas do medicamento a cada duas semanas durante 16 semanas.
O UB-421 impede que o HIV infecte as células T, bloqueando o vírus de se ligar aos sítios de proteína que os produzem. Isso impede que o HIV sofra mutações rapidamente e desenvolva resistência à terapia.
De acordo com os pesquisadores, o UB-421 pode efetivamente controlar a carga viral de pacientes infectados pelo HIV por 16 semanas, o que é um dado sem precedentes para o receptor orientado para o vírus da célula hospedeira e não é fácil de produzir resistência a drogas, abrindo assim uma nova estratégia terapêutica.
Agora, os pesquisadores estão trabalhando em uma série de programas de desenvolvimento clínico UB-421, incluindo testes clínicos de Fase III de terapia de reposição de longo prazo.
Fonte: New England Journal of Medicine, 18 de abril de 2019