De acordo com um novo estudo australiano, mulheres tendem a esperar entre seis e oito semanas antes de começarem a fazer sexo após darem à luz ao primeiro filho. Os resultados encontrados mostram que 41% das gestantes haviam retomado a prática do sexo vaginal seis semanas após o parto. Os pesquisadores entrevistaram 1507 mulheres passando por suas primeiras gestações, fazendo perguntas sobre sua vida sexual.
Porém, as mulheres também disseram que antes de retomarem o sexo vaginal elas praticaram alguma atividade sexual seis semanas após o parto. Alguns procedimentos realizados na hora do parto – como uma incisão no períneo ou o uso do fórceps – podem complicar a prática sexual do casal. Os traumas causados à área podem fazer com que seja necessário esperar mais tempo para a retomada do sexo.
De acordo com a pesquisadora Ellie Mcdonald, do Murdoch Childrens Research Institute, “essa informação é algo útil para os casais saberem antes de o bebê nascer, e pode ajudar a reduzir sentimentos de ansiedade e culpa pela atividade sexual não ser retomada mais cedo.
Como o estudo foi feito na Austrália, não se sabe se os resultados podem ser aplicados a outras regiões.
O estudo foi publicado no International Journal of Obstetrics and Gynaecology,
- Leia mais sobre a pesquisa em Live Science (em inglês)
- Leia sobre a falta de apetite sexual em Boa Saúde
- Alimentação da mãe pode definir sexo do bebê. Leia em Bibliomed