Pesquisas mundiais buscam uma vacina definitiva contra o HIV, vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Nos últimos anos, os pesquisadores brasileiros avançaram nesse estudo, destacando-se como referência na área de pesquisa científica e inovação sobre o tema.
Esta semana, mais um passo foi comemorado. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) sinalizaram resultados acima dos esperados nos primeiros testes realizados em macacos para a vacina contra a Aids.
Segundo eles, o sistema de defesa dos primatas reagiu de 5 a 10 vezes melhor que o dos camundongos nos testes realizados. A resposta indica que as células de defesa dos macacos, que têm um sistema imune similar ao dos humanos, reconheceram o vírus HIV e manifestaram uma resposta para combatê-lo, o que seria o primeiro passo em busca de uma vacina para humanos.
O reconhecimento do vírus pelo sistema imunológico sempre foi um dos grandes desafios dos pesquisadores, uma vez que a doença ataca exatamente o sistema de defesa. A partir desses resultados, a expectativa é que, em aproximadamente três anos, os testes da vacina em humanos possam ser iniciados.
Fonte: Agência USP Notícias.
- Brasil testa vacina contra AIDS. Leia mais em Boa Saúde.
- Linha do Tempo da AIDS: Do Primeiro Caso aos Dias Atuais.