Uma nova pesquisa afirma que entre as amigas e o namorado, mulheres podem deixar a amizade em segundo plano, pelo menos de acordo com os dados de ligações telefônicas. O estudo mostra que ao redor dos 20 anos, as pessoas para quem as mulheres participantes mais ligavam eram frequentemente seus parceiros amorosos. Ao chegar aos 45, elas passaram a ligar mais para suas filhas. Já os homens não apresentaram o mesmo comportamento, tendo uma conexão com uma melhor amiga durante toda a vida.
Os pesquisadores acreditam que esse padrão reflete a estratégia das mulheres ao formarem laços sociais, que são inicialmente focados em seus parceiros, e depois se voltam para os filhos.
“Para nós isso parece ser um investimento estratégico de capital social da parte da mulher que homens simplesmente não fazem”, explica o pesquisador Robin Dunbar, da Universidade de Oxford. “Você tem uma quantidade limitada de tempo, esforço e emoção que você pode investir nos seus relacionamentos, e mulheres tendem a investir fortemente em apenas um indivíduo”, completa.
A pesquisa foi publicada no periódico Nature Scientific Reports.