Muitos pais se esforçam para pagar as melhores escolas dos filhos e acreditam que só isso basta. Contudo, estudo realizado em parceira pela Universidade da Carolina do Norte, a Brigham Young e a Universidade da Califórnia, todas nos Estados Unidos, mostra que o envolvimento dos pais na educação da criança é mais importante do que a qualidade da escola.
De acordo com os especialistas, o ideal é que os pais participem da vida escolar dos filhos, verificando a lição de casa, participando dos eventos promovidos pela instituição e mostrando ao filho a importância da escola na sua vida.
O estudo envolveu dados de mais de 10.000 alunos, pais, professores e administradores de escolas. Foram analisados o capital social familiar (relações entre pais e filhos) e o capital social escolar (capacidade de uma escola para servir como um ambiente positivo para o aprendizado), que influenciam no desempenho do aluno.
Os resultados mostraram que os alunos com altos níveis de capital social familiar e baixos níveis de capital social escolar apresentam melhor desempenho acadêmico que os alunos com altos níveis de capital social escolar e baixo capital social familiar. Assim, os pesquisadores concluíram que o envolvimento dos pais é mais importante na educação da criança do que a qualidade da escola.