Notícias de saúde
31 de julho de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores norte-americanos sugerem que pessoas de meia idade ou idosos que são fumantes ativos devem se submeter a exames para rastreio de câncer de pulmão.
Os U.S. Preventive Services Task Force, uma força-tarefa formada por médicos, divulgou um comunicado recomendando que as pessoas com alto risco de desenvolver tumores no pulmão se submetam a tomografias computadorizadas anualmente.
De acordo com os especialistas, essa ação visa evitar um número significativo de mortes relacionadas ao câncer de pulmão, identificando tumores e os tratando logo no início.
A presidente da força-tarefa, Dra. Virginia Moyer, explica que o câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer nos Estados Unidos, matando cerca de 200.000 pessoas por ano. O índice de mortalidade desse tipo de câncer é de 90%, em grande parte devido à demora no diagnóstico.
A triagem é recomendada para pessoas com idade entre 55 e 80 anos que tenham fumado entre um maço de cigarros por dia ao longo de 30 anos ou dois maços por dia ao longo de 15 anos.
O tabagismo é o maior fator de risco para desenvolver câncer de pulmão, sendo responsável por cerca de 85% dos casos só nos Estados Unidos. O risco de desenvolver tumores no pulmão também aumenta com a idade, com a maioria dos casos ocorrendo em pessoas com 55 anos ou mais.
Fonte: UPI, 30 de julho de 2013
Veja dicas de como parar de fumar em Boa Saúde
Homens e mulheres fumantes têm o mesmo risco de sofrer com câncer de pulmão. Leia em Bibliomed
Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.
Veja também