Notícias de saúde
24 de dezembro de 2013 (Bibliomed). Mesmo com todas as campanhas para redução do consumo de sal, este ainda é muito alto no mundo. De acordo com relatório publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, mostrou que, no país, oito em cada dez pré-escolares e nove entre cada dez crianças e adultos consomem quantidades de sódio maiores do que as indicadas.
Segundo com os pesquisadores, grande parte do sódio consumido é proveniente de alimentos processados. Apesar de o consumo ainda ser elevado, o estudo constatou uma ligeira queda no consumo de salto entre 2003-2004 e 2009-2010: de 3.518 miligramas/dia para 3.424 miligramas dia, respectivamente.
Independente da idade, entre 79% e 95% das pessoas consumiu sódio em um nível acima do indicado pelos órgãos de saúde. Atualmente, as diretrizes dietéticas indicam o consumo máximo de sódio de 2.300 miligramas/dia. No entanto, pessoas com diabetes, hipertensão, doença renal crônica, idade superior a 51 anos e afro-americanos não devem consumir mais do que 1.500 miligramas/dia de sódio.
De uma forma geral, o consumo ideal de sódio é de 1.500 miligramas/dia. Os CDCs ressaltam a importância de consumir alimentos ricos em potássio junto com alimentos ricos em sódio.
O consumo exagerado de sódio pode aumentar a pressão arterial, resultando em ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.
Fonte: Huffington Post, 20 de dezembro de 2013.
Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.
Veja também