Notícias de saúde
26 de junho de 2014 (Bibliomed). Estudos em animais e humanos sugerem que a deficiência de ferro prejudica o desempenho físico, mas os resultados de ensaios clínicos randomizados sobre os efeitos do ferro são ambíguos. A deficiência de ferro e anemia são especialmente comuns em mulheres em idade reprodutiva.
Por isso, foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise para determinar o efeito da suplementação de ferro em comparação com controles sobre o desempenho em atividades físicas nas mulheres em idade reprodutiva. Dos 6.757 títulos selecionados, foram identificados 24 estudos elegíveis, dos quais 22 continham dados extraíveis. Apenas 3 estudos eram de baixo risco global de viés.
Nos resultados, a suplementação de ferro melhorou tanto a performance máxima de exercício, demonstrado por um aumento no consumo máximo de oxigênio e no desempenho submáximo de exercício.
Em conclusão, a suplementação diária de ferro melhora significativamente o desempenho de exercício máximo e submáximo em mulheres em idade reprodutiva, fornecendo uma justificativa para prevenir e tratar a deficiência de ferro neste grupo.
Fonte: J. Nutr. June 1, 2014.
Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.
Veja também