Notícias de saúde
14 de agosto de 2014 (Bibliomed). As mentes dos adultos mais velhos podem ser mais nítidas na parte da manhã, indica um novo estudo.
Pesquisadores canadenses usaram a ressonância magnética funcional para monitorar a atividade cerebral de 16 adultos jovens (com idade entre 19 a 30) e 16 idosos (idade entre 60 e 82), durante a realização de testes de memória, enquanto os indivíduos eram submetidos a distrações.
Quando os testes foram conduzidos de 13 as 17 horas, os idosos eram 10 por cento mais propensos a se distrair do que os adultos mais jovens. Mas essa diferença diminuiu quando os testes foram realizados de 8:30 as 10:30 h, de acordo com o estudo recentemente publicado online na revista Psychology and Aging.
Os resultados oferecem uma forte evidência de que a função cerebral em adultos mais velhos podem variar muito durante o dia, segundo os pesquisadores do Centro Baycrest para Geriatric Care, em Toronto, Canadá.
Em termos práticos, o pesquisadores dizem que os resultados sugerem que a manhã pode ser o melhor momento para adultos mais velhos para agendar suas tarefas mentalmente mais desafiadoras, tais como fazer os impostos ou renovar uma licença de motorista.
Fonte: Baycrest Center for Geriatric Care, news release, Aug. 11, 2014.
Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.
Veja também