Notícias de saúde

Médicos que fumam podem influenciar negativamente o tratamento de pacientes tabagistas

28 de agosto de 2014 (Bibliomed). Um recente estudo publicado online na revista Addiction foi realizado para avaliar a associação entre o médico tabagista e o uso dos 5As para controle do tabagismo. Os 5As significam, em inglês: Ask; Advise; Assess; Assist; Arrange. Em Português: Perguntar; Aconselhar; Avaliar; Assistir; Organizar.   Foi realizada uma busca sistemática de 11 bases de dados.

Vinte estudos foram incluídos nesta revisão sistemática. A chance de sempre perguntar aos pacientes sobre tabagismo não foi associado significativamente com o tabagismo dos médicos.

A meta-análise sugeriu que os médicos que fumavam tiveram um risco aumentado de não aconselhar os seus pacientes a parar de fumar, em comparação com os que nunca fumaram. Os médicos não fumantes eram mais propensos a aconselhar fumantes atuais, mas menos propensos a encaminhar esses pacientes para um serviço especializado.

Assim, o hábito de fumar entre os médicos pode afetar a sua condução de tratamentos para parar de fumar para os pacientes, com os fumantes sendo menos prováveis ​​do que não-fumantes ou ex-fumantes a aconselhar seus pacientes a parar, mas mais propensos a encaminhá-los para programas de cessação do tabagismo.

Fonte: Addiction 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários