Notícias de saúde
2 de fevereiro de 2015 (Bibliomed). Um recente estudo foi realizado para estimar a prevalência de abusos gerados por encontros iniciados pela Internet entre jovens de 14 a 19 anos que procuram atendimento para outras formas de abuso em adolescentes, violência sexual, e indicadores de saúde sexual e reprodutiva. Tratou-se de um estudo realizado durante o ano letivo de 2012-2013, com 1.000 participantes.
As associações entre o abuso sexual e o cyber namoro e os resultados do estudo foram avaliadas através de modelos de análise.
A ocorrência de abuso nos últimos 3 meses foi relatada por 41,4% desta amostra. Mais mulheres do que participantes do sexo masculino relataram vitimização por abuso (44,6% vs 31,0%). Em comparação com nenhuma exposição, baixa ("algumas vezes") e alta frequência de exposição a abuso por namoro online ("uma ou duas vezes por mês" ou mais) foram significativamente associados com abusos físicos ou sexuais, e agressão sexual. Uma análise com participantes do sexo feminino encontrou uma associação entre exposição cibernética ao abuso e ao não uso de anticoncepcionais.
O estudo, publicado na revista Pediatrics, concluiu que o abuso cibernético é comum e associado com abuso e agressão sexual em adolescentes, em uma amostra com base em uma clínica para adolescentes.
Fonte: PEDIATRICS; Vol. 134; No. 6; Dezembro 2014; e1560 -e1567.
Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.
Veja também