Notícias de saúde
05 de maio de 2015 (Bibliomed). Um novo estudo indica que fumar charutos pode ser tão perigoso quanto fumar cigarros. A pesquisa indicou que as pessoas que só fumavam charutos e não usavam outros produtos de tabaco tinham um risco aumentado de morte por todas as causas. O risco de morte por câncer de boca, esôfago e pulmão foi maior para os fumantes de charutos, inalando-se ou não a fumaça do charuto.
A análise também constatou que os fumantes de charutos que fumavam cigarros anteriormente tinham um risco muito maior de câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica do que aqueles que não fumaram cigarros no passado.
A revisão incluiu 22 estudos norte-americanos e europeus que analisaram o risco de morte associado com charutos e cigarros. Os estudos incluíram principalmente homens brancos que começaram a fumar charutos na década de 1960.
Os resultados reforçam o fato de que fumar charutos traz muitos dos mesmos riscos para a saúde do que o hábito de fumar cigarros. O tabagismo com charurtos está ligado a cânceres fatais da boca, esôfago, pâncreas, laringe e pulmão, bem como doença cardíaca e aneurismas da aorta. A pesquisa foi publicada na revista BMC Public Health.
Fonte: BMC Public Health, news release, 23 de abril de 2015
Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.
Veja também