Notícias de saúde
02 de junho de 2015 (Bibliomed). Os homens são muito menos propensos do que as mulheres para ser evoluir com a osteoporose; mesmo assim eles são mais propensos a sofrer piores consequências da condição do desgaste ósseo, segundo um novo estudo.
Uma nova pesquisa avaliou a incidência e as consequências da osteoporose nos homens, tendo sido apresentada na reunião anual da American Geriatrics Society, em Washington, DC
Até 2 milhões de homens americanos têm osteoporose, e outros 8 a 13 milhões de homens têm uma baixa densidade óssea, uma precursora da osteoporose, disseram os pesquisadores.
A pesquisa sugere que 13 por cento dos homens brancos norte-americanos com mais de 50 terá pelo menos uma fratura relacionada à osteoporose no decorrer de sua vida.
A pesquisa verificou que as mulheres são quatro vezes mais propensas que os homens a tomar medidas para prevenir a osteoporose, tais como tomar cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos. Além disso, certos problemas de saúde e medicamentos que aumentam o risco de osteoporose são específicos para homens, incluindo alguns medicamentos contra o câncer de próstata.
Segundo os autores do estudo, o fato de que a longevidade está aumentando na população é maravilhoso. Mas é sabido que, quando os homens sofrem fraturas, sua mortalidade é mais elevada do que nas mulheres e que consequências médicas graves e perda de independência são muito mais prevalentes nos homens.
Fonte: North Shore-LIJ Health System, news release, May 15, 2015
Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.
Veja também