Notícias de saúde
09 de junho de 2015 (Bibliomed). Um novo estudo sugere, mas não prova, que os homens com asma poderiam ser menos propensos a desenvolver câncer de próstata agressivo ou virem a morrer da doença.
Os pesquisadores descobriram que os homens com asma tinham 29 por cento menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata agressivo. E eles tinham ainda uma probabilidade 36 por cento menor de morrer pela doença, de acordo com o estudo. Os pesquisadores analisaram dados de quase 48.000 homens americanos entre as idades de 40 e 75. Nenhum deles havia sido diagnosticado com câncer antes de 1986. Sua saúde foi seguida a partir de 1986 até 2012.
A ligação entre asma e redução do risco de câncer de próstata letal se manteve mesmo após os pesquisadores terem removido fatores que seriam capazes de alterar os resultados, tais como quando a asma se iniciou (precocemente ou tardiamente) e se havia ou não tratamento adequado do problema respiratório.
Entretanto, os pesquisadores não podem afirmar se a associação que encontrada neste estudo observacional é um caso de causa e efeito.
A pesquisa foi publicada na revista International Journal of Cancer.
Fonte: Johns Hopkins University, press release, 13 de maio de 2015
Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.
Veja também