Notícias de saúde
10 de junho de 2015 (Bibliomed). Um novo estudo publicado recentemente online na revista PLOS One descobriu algo bastante interessante: homens que consomem mais cafeína por dia teriam um menor risco de disfunção erétil. A pesquisa foi realizada na Universidade do Texas Health Science Center em Houston, Estados Unidos.
A exceção? Homens com diabetes - para es, a cafeína extra não diminuiria as suas chances para a impotência, disseram os pesquisadores.
No estudo foram analisados dados de mais de 3.700 homens rastreados através do U.S. National Health and Nutrition Examination Survey Os homens responderam a questionários pedindo-lhes para recordar a sua ingestão de cafeína das 24 horas anteriores.
Em comparação com os homens no estudo que consumiram de zero a 7 miligramas de cafeína por dia, os homens que consumiram 85-170 miligramas de cafeína por dia tinham 42 por cento menos probabilidade de relatar a disfunção erétil, e aqueles que consumiram 171-303 miligramas de cafeína por dia iveram 39 por cento menos probabilidade de relatar este estado, disseram os autores da pesquisa.
Os investigadores acreditam que a cafeína poderia ajudar a combater a impotência porque relaxa certas artérias e músculos no pênis, melhorando o fluxo sanguíneo e a capacidade de ter uma ereção.
Fontes de cafeína no estudo incluíram bebidas, como café, chá, refrigerantes e bebidas esportivas.
Fonte: University of Texas Health Science Center at Houston, news release, May 20, 2015
Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.
Veja também