Notícias de saúde

Pessoas que se autopromovem podem gerar antipatia nas demais

04 de agosto de 2015 (Bibliomed). Estudo publicado na revista Psychological Science verificou que as pessoas que se autopromovem, muitas vezes, ofendem aos outros.

Pessoas que se autopromovem normalmente superestimam as reações positivas quando se vangloriam, e subestimam as reações negativas. Isto significa que quando as pessoas tentam melhorar a opinião que os demais têm delas, muitas vezes eles exageram em sua autopromoção e desencadeiam o oposto do efeito pretendido.

Estes resultados são particularmente importantes na era da Internet, quando as oportunidades para autopromoção têm proliferado através de redes sociais. Os efeitos podem ser agravados pela distância adicional entre pessoas que compartilham as informações e os seus destinatários, o que pode reduzir tanto a empatia do autopromotor e diminuir o compartilhamento do prazer pelo destinatário. Aqueles que recebem as mensagens de autopromoção podem enxergar os autopromotores como menos simpáticos e até mesmo como fanfarrões.

Segundo os autores, vangloriar-se é provavelmente apenas a ponta do iceberg das ações autodestrutivas que se fazem em ações de autopromoção, e que compreendem o uso de linguagem floreada usada de modo infeliz à tentativas insinceras de tentar agradar àqueles no poder.

Fonte: Psychological Science June 2015 vol. 26 no. 6 903-914

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários