Notícias de saúde
29 de setembro de 2015 (Bibliomed). Os fumantes têm um risco muito maior para diabetes tipo 2 do que aquelas pessoas que nunca fumaram, e o mesmo é verdade para aqueles expostos rotineiramente ao fumo passivo, sugere um novo estudo da Universidade de Harvard.
Inúmeros estudos anteriores têm ligado fumo a problemas de saúde graves, incluindo câncer, doenças pulmonares e doenças cardíacas. Na realização do estudo, os pesquisadores investigaram a relação entre tabagismo e diabetes. O estudo foi projetado apenas para encontrar uma associação, e não uma relação de causa e efeito.
A nova análise incluiu 88 estudos realizados previamente, envolvendo cerca de 6 milhões de pessoas. Os estudos especificamente examinaram os efeitos do tabagismo sobre o risco de diabetes tipo 2.
Em comparação com não fumar, o tabagismo atual aumentou o risco para a doença em 37%, de acordo com o artigo publicado em 18 de setembro na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology.
Ex-fumantes também tinham um risco 14% maior de diabetes tipo 2 do que aqueles que nunca fumaram; as pessoas expostas ao fumo passivo em uma base regular tiveram um risco 22 %maior para a doença, os resultados mostraram.
A boa notícia é que os pesquisadores também descobriram que os fumantes que param de fumar reduziram seu risco para diabetes tipo 2.
Fonte: Harvard T.H. Chan School of Public Health, news release, Sept. 17, 2015
Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.
Veja também