Notícias de saúde
23 de novembro de 2015 (Bibliomed). Alguns pacientes submetidos a cirurgia bariátrica podem ser mais propensos a tentar o suicídio após o procedimento, de acordo com um estudo publicado on-line em outubro de 2015 na revista JAMA Surgery.
Pesquisadores canadenses acompanharam 8.815 pacientes em Ontário no período de três anos antes e três anos depois de submetidos a cirurgia bariátrica. Desse grupo, 111 pacientes tiveram 158 emergências automutilação durante o período de acompanhamento. A maioria das tentativas de suicídio ocorreu no segundo e terceiro ano após a cirurgia. Os pesquisadores descobriram que 93% dessas tentativas de suicídio ocorreram em pacientes diagnosticados com um distúrbio de saúde mental antes da cirurgia. O tipo mais comum de tentativa de suicídio foi uma overdose intencional de drogas, que ocorreu em 73% dos casos.
Os investigadores disseram que estudos anteriores sugeriram várias possibilidades de por que isso ocorre: alterações no metabolismo do álcool após a cirurgia; uma substituição do uso de alimentos por substâncias indevidas; aumento do estresse; e alterações nos níveis de hormônios que podem afetar a probabilidade de depressão e comportamento suicida.
Os achados apontam para a necessidade de melhorar a seleção dos candidatos antes da cirurgia bariátrica e melhores cuidados de seguimento nos meses seguintes, segundo os autores.
Fonte: JAMA Surg. Published online October 07, 2015. doi:10.1001/jamasurg.2015.3414
Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.
Veja também