Notícias de saúde
11 de abril de 2016 (Bibliomed). Indivíduos que consomem cerca de seis xícaras de café por dia tem quase um terço menos probabilidades de desenvolver a esclerose múltipla (MS) do que aqueles que não bebem café, de acordo com pesquisa publicada on-line em 03 de março de 2016 no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry.
Investigadores suecos do Instituto Karolinska, em Estocolmo analisaram dois grupos de estudo: um grupo sueco, que incluiu 1.620 indivíduos com MS e 2.788 sem a doença, e um grupo norte-americano de 1.159 pacientes com esclerose múltipla e 1.172 adultos livres da doença.
Os pesquisadores descobriram que, em geral, os indivíduos que consumiam em média 0,88 l de café por dia - cerca de seis xícaras padrão - tinham quase um terço menos probabilidades de ter MS do que os não-bebedores. Os resultados foram semelhantes quando os pesquisadores analisaram os hábitos de café de cinco a 10 anos antes de os sintomas da EM se inciarem (ou, para as pessoas sem MS, hábitos de beber café durante esse mesmo período de tempo).
Segundo os pesquisadores, a cafeína, um componente de café, tem propriedades neuroprotetoras, e tem sido demostrada como capaz de suprimir a produção de citocinas pró-inflamatórias.
Fonte: J Neurol Neurosurg Psychiatry doi:10.1136/jnnp-2015-312176
Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.
Veja também