Notícias de saúde
21 de julho de 2016 (Bibliomed). Problemas de memória em pacientes em tratamento para o câncer são muitas vezes atribuídos à quimioterapia ou radioterapia. Um novo estudo, no entanto, indica que problemas de memória de autor-relatados por pacientes em tratamento para o câncer de mama podem ser em parte de fundo emocional. O estresse excessivo pode levar a problemas de memória entre os sobreviventes de câncer de mama, mas o exercício pode ajudar, de acordo com uma nova pesquisa.
Para o estudo, investigadores examinaram os dados da memória e do exercício a partir de auto- relatos recolhidos de mais de 1.800 sobreviventes de câncer da mama, 362 das quais usavam dispositivos chamados "acelerômetros" para rastrear o seu movimento.
Em ambos os grupos, verificou-se que a atividade física moderada ou vigorosa - como caminhada, ciclismo, corrida ou a prática de aulas de ginástica - foi capaz de reduzir o estresse e fadiga. Isto tem benefícios psicológicos e leva a uma melhor memória, disseram os pesquisadores.
Embora o estudo não tenha estabelecido uma relação de causa e efeito direta, maiores níveis de atividade física também foram ligados a níveis mais elevados de autoconfiança e menor sofrimento. Estas melhorias também foram associadas com menos problemas de memória percebidos pela pacientes.
Fonte: Northwestern University, news release, July 8, 2016
Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.
Veja também