Notícias de saúde
29 de setembro de 2016 (Bibliomed). Três plataformas de vacinas demonstraram eficácia de proteção contra o vírus Zika (ZIKV) em macacos rhesus, de acordo com pesquisa publicada na revista Science.
Notando que o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra o ZIKV é uma prioridade global urgente, pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, investigaram três plataformas de vacinas que foram desenvolvidas para proteger contra a infecção contra o ZIKV em macacos rhesus.
Os pesquisadores descobriram que uma vacina de vírus inativado purificada foi capaz de induzir anticorpos neutralizantes específicos de ZIKV, e forneceu proteção completa para os macacos contra estirpes ZIKV existentes no Brasil e Porto Rico. A segunda abordagem utilizando imunoglobulina purificada a partir de macacos vacinados foi capaz de conferir proteção passiva em estudos de transferência.
Numa terceira abordagem, uma vacina de DNA plasmídeo e de adenovírus recombinante sorotipo rhesus 52 vetor expressando ZIKV prM-Env foi capaz de induzir anticorpos neutralizantes; ela também foi capaz de prover proteção completa em macacos contra o ZIKV.
Os autores concluem que estes dados suportam o rápido desenvolvimento clínico de vacinas ZIKV para os seres humanos.
Fonte: Science. DOI: 10.1126/science.aah6157
Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.
Veja também