Notícias de saúde
28 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Pesquisadores questionaram a precisão do teste de diabete, que mede os níveis de açúcar no sangue, realizado durante a tarde e disseram na terça-feira que a doença pode não ser detectada em alguns pacientes que utilizam o exame depois do meio-dia.
Com base em um estudo com cerca de 12.000 pessoas, as cientistas descobriram que metade dos pacientes apresentava o critério para diabete baseado nos níveis de glicose no plasma sanguíneo quando realizaram o teste à tarde, em comparação a resultados obtidos na parte da manhã.
A diabete provoca uma queda na produção de insulina, necessária para processar os açúcares da alimentação, e se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue e na urina. Se não for tratada, a doença pode levar à cegueira, doenças cardíacas e outros problemas graves.
O estudo descobriu que os níveis elevados de glicose indicando diabete foram relatados em somente 1,4 por cento dos pacientes que realizaram o teste à tarde, em comparação a 2,8 por cento dos pacientes testados durante a manhã.
"Os participantes da manhã apresentaram valores de glicose mais altos em todas as idades comparados a participantes da tarde", afirmaram as autoras do estudo, Rebecca Troisi, que fazia parte da empresa Social and Scientific Systems, em Bethesda, Maryland, e Maureen Harris e Catherine Cowie, do Instituto Nacional de Diabete e Doenças Digestivas e Renais.
O período de jejum, normalmente mais curto, anterior ao teste feito à tarde pode explicar os níveis de açúcar no sangue mais baixos e as pesquisadoras sugeriram a redução do nível de glicose limiar a pelo menos 9,5 por cento caso o teste seja realizado mais tarde.
O estudo, publicado na edição dessa semana de Journal of the American Medical Association, descobriu que o tempo de jejum médio para pessoas testadas pela manhã foi de 13,5 horas, em comparação a sete horas para aquelas testadas no início ou final da tarde.
"Sem levar em consideração a hora do dia em que os pacientes são testados, os médicos precisam confirmar o diagnóstico com a realização de testes repetidos em um dia diferente", sugeriram Troisi, Harris e Cowie.
"Para aqueles testados à tarde, um teste de confirmação pela manhã deve ser indicado", acrescentaram as cientistas.
Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.
Veja também