Notícias de saúde
São Paulo, 11 de Maio de 2001 (eHealthLA). Um programa de computador permitirá que professores do ensino fundamental realizem o exame de visão nos alunos e enviem o resultado dos testes pela Internet para avaliação de um oftalmologista.
Essa é a proposta de um projeto desenvolvido pelos departamentos de Oftalmologia e de Informática em Saúde (DIS) da Unifesp, em parceria com a Telemar (empresa de telecomunicações).
O projeto piloto já foi implantado em duas escolas do Estado de São Paulo por um período de dois meses. Depois, será expandido para os 16 estados onde existe o Projeto Telemar de Educação. Segundo Rubens Belfort Jr., diretor técnico do Instituto da Visão, o objetivo é beneficiar principalmente estudantes de regiões carentes.
“Os professores saberão como evitar as conjuntivites epidêmicas que acontecem no verão dentro da escola. Isso é uma maneira de tornar a Internet mais útil para as pessoas que vivem distantes das grandes cidades”, diz.
Como funciona o software
O teste de acuidade visual consiste na capacidade de a pessoa enxergar letras de tamanhos variados em uma tabela a uma distância de seis metros. Para o projeto, foi desenvolvido um software baseado nessa tabela.
Além de adaptar as letras ao tamanho do monitor de computador, a elaboração do programa também levou em consideração o brilho da tela, a iluminação do ambiente e a distância entre as letras e a pessoa examinada.
“O programa é tão fácil que permite aos professores, mesmo sem treinamento, lendo apenas as instruções, realizar o teste”, diz Rubens.
O exame dura cerca de seis minutos. Depois de examinar os alunos, o professor passará os resultados pela Internet para a Unifesp, onde um oftalmologista analisará os casos.
Isso possibilitará ao professor identificar alunos cujas dificuldades no aprendizado estejam ligadas a problemas de visão.
Copyright © 2001 eHealth Latin America
Veja também