Notícias de saúde
08 de Abril de 2004 (Bibliomed). O acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico da região da fossa posterior do cérebro (onde se localiza o cerebelo) é raro entre jovens, mas o uso da maconha pode aumentar sua freqüência nessa população.
Segundo estudo publicado eletronicamente este mês na revista Pediatrics, o consumo episódico de THC tetrahidrocanabinol um componente presente na maconha - pode representar um fator de risco para ocorrência de AVCs entre jovens, que podem apresentar sintomas horas ou até dias após o uso da maconha.
Dor de cabeça, flutuação do nível de consciência, letargia e alterações visuais foram alguns dos sinais clínicos observados em pacientes vítimas de AVC de tipo isquêmico após o uso de THC.
Os diagnósticos foram confirmados por meio de métodos de imagem e necrópsias.
Fonte: Pediatrics Vol. 113 No. 4 April 2004, pp. e365-e370
Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.
Veja também