Notícias de saúde
30 de Junho de 2004 (Bibliomed). Tem-se recomendado terapias à base de folato e vitamina B para baixar os níveis de homocisteína e prevenir a reestenose de vasos coronarianos tratados com o implante de stents cardiovasculares. Entretanto, contradizendo achados prévios e a opinião popular, um novo estudo indica que o folato e outras vitaminas B podem aumentar o risco de reestenose de artérias coronárias em seguida a uma angioplastia.
Uma pesquisa publicada na mais recente edição da revista médica The New England Journal of Medicine testou os efeitos da chamada "terapia do folato" – que consiste no emprego de ácido fólico e das vitaminas B6 e B12 para prevenir a reestenose vascular após angioplastia.
Seiscentos e trinta e seis pacientes participaram do estudo, que foi realizado por pesquisadores de centros de investigação clínica na Holanda e Alemanha. Segundo eles, ao contrário do que se imaginava, a terapia do folato, além de não prevenir, de fato aumenta os riscos de reestenose no local de implantação dos stents cardiovasculares.
Fonte: The New England Journal of Medicine Volume 350, Number 26, Pages 2673-2681, June 24, 2004
Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.
Veja também