Notícias de saúde
16 de agosto de 2004 (Bibliomed). Nesta ocasião de volta às aulas, os pais de crianças e adolescentes deveriam se assegurar que as mochilas usadas por seus filhos para levar material escolar não estejam com peso em excesso. Levar mochilas muito pesadas pode levar à dor e ocasionar lesões no dorso - isso é o que indica um estudo da Universidade da Califórnia publicado na revista médica Journal of Pediatric Orthopedics.
O estudo avaliou 3500 estudantes com idades entre os onze e quinze anos no estado da Califórnia.
Os pesquisadores pesaram as mochilas e perguntaram aos estudantes quantas vezes elas eram utilizadas, e ainda, se sentiam dores relacionadas ao uso das mochilas. 64% dos estudantes informaram dores nas costas, e as relacionavam ao uso dos apetrechos. Duas de cada cinco crianças relataram sentir dores durante o tempo em que carregavam as mochilas.
Aqueles estudantes que sentiam dores foram perguntados acerca da intensidade da dor: eles disseram que a dor era intensa ou muito intensa. Em relação ao sexo dos estudantes, as meninas apresentaram mais episódios de dor do que os meninos.
Algumas das crianças chegaram a perder dias de aula devido às dores nas costas, e 17% delas chegaram a procurar um médico devido aos sintomas da dor.
Os especialistas recomendam que o peso da mochila não seja superior a 20% do peso das crianças; pesos maiores do que estes são associados ao surgimento de dores nas costas.
Fonte: Journal of Pediatric Orthopedics, March/April 2004; vol 24: pp 211-271
Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.
Veja também