Notícias de saúde
22 de outubro de 2004 (Bibliomed). Recente estudo publicado na revista Annals of Family Medicine demonstrou que médicos que gastam algum tempo das consultas aconselhando pacientes a diminuírem seus hábitos estilistas conseguiram reduzir significativamente o número de acidentes (especialmente os automobilísticos) relacionados ao álcool entre tal população.
Em um estudo envolvendo 226 adultos jovens entre as idades de 18 e 30 anos, os investigadores verificaram melhores resultados entre os pacientes que receberam aconselhamento, quando comparados com aqueles que não receberam. O aconselhamento resultou em uma diminuição de 40 a 50% no uso de álcool, 42% menos visitas ao departamento de emergência, 55% menos acidentes automobilísticos, e bem menos detenções por posse de substâncias controladas ou violações por uso de bebida alcoólica.
Em informação eletrônica da Associação Médica Americana, publicada na Internet em American Medical News, comenta-se a importância de tornar o aconselhamento contra o álcool uma prioridade durante consultas médicas realizadas ao nível de cuidados primários.
Fonte: American Medical News Oct. 25, 2004.
Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.
Veja também