Notícias de saúde
03 de novembro de 2004 (Bibliomed). Os maços de cigarro vendidos na União Européia logo poderão estar apresentando imagens de corpos de mortos, tumores cancerosos, dentes apodrecidos e órgãos doentes, como parte de uma campanha para mostrar ao público, especialmente aos jovens, os perigos de fumar.
A Comissão Européia apresentou um banco de dados de 42 imagens na semana passada que os governos de cada país podem obrigar os fabricantes a imprimir nos maços de cigarros, juntamente com advertências como "Os fumantes morrem mais jovens" e "Fumar causa câncer pulmonar fatal".
O objetivo, segundo as autoridades européias, é "chocar" as pessoas em relação ao tabagismo, fazendo com que elas se sintam compelidas a deixar de fumar. "A verdadeira face do hábito de fumar é a doença, morte, e horror - e não o deslumbramento e sofisticação que a indústria do tabaco tenta retratar", diz David Byrne, comissário de saúde pública da União Européia.
O uso de imagens nos maços de cigarros para tentar chocar os fumantes já é utilizado com sucesso no Canadá, Tailândia, Brasil e Cingapura; a Irlanda e a Bélgica confirmaram que farão o mesmo no próximo ano.
A coleção de imagens pode ser acessada em francês no endereço http://europa.eu.int/comm/mediatheque/photo/select/tabac_fr.htm
Fonte: British Medical Journal 2004;329:994 (30 October)
Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.
Veja também