Notícias de saúde
01 de fevereiro de 2005 (Bibliomed). Embora a depressão seja uma doença que leve a implicações sérias para os adolescentes, são poucos os jovens que recebem cuidados adequados para seus problemas. Pelo menos, isso é o que afirma estudo publicado na semana passada na revista Journal of the American Medical Association – JAMA.
Em um estudo controlado, pesquisadores do Instituto Neuropsiquiátrico da Universidade da Califórnia em Los Angeles – UCLA, nos Estados Unidos, testaram a eficácia de diversas estratégias de manejo da depressão na adolescência. Basicamente, foram analisados dois grupos de pacientes, sendo que um deles recebeu o tratamento usual, e o outro grupo recebeu um tratamento designado como "intervencionista", onde clínicos de cuidados primários passaram a atuar de modo ativo no tratamento.
Segundo os pesquisadores, uma terapia intervencionista com 6 meses de duração foi significativamente mais eficaz do que os tratamentos usuais para os adolescentes com depressão, Verificaram ainda que abordagens baseadas em evidências científicas são capazes de otimizar o manejo de quadros depressivos entre adolescentes já no cenário do cuidado primário à saúde.
Fonte: JAMA - Vol. 293 No. 3, January 19, 2005
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.
Veja também