Notícias de saúde
01 de Abril de 2005 (Bibliomed). A ocorrência de insônia em pessoas com HIV e AIDS tem amplamente informada, porém de modo inconsistente. Um novo estudo publicado na revista médica Psychosomatic Medicine procurou realizar uma revisão sistemática do assunto.
Segundo o trabalho de revisão preparado por investigadores britânicos, foram identificados vinte e nove estudos, e houve uma ampla variação nos métodos empregados e na qualidade das pesquisas. A insônia foi informada de modo freqüente em todas as fases da infecção pelo HIV.
Os autores verificaram que os medicamentos usados nos tratamentos com o HIV pouco influíram na ocorrência da insônia; do mesmo modo, o papel da desrregulação imune (das defesas do organismo) e da progressão do vírus não foram associados à ocorrência de insônia.
Já a morbidade psicológica foi verificada como sendo um importante determinante de ocorrência de insônia em pacientes infectados pelo HIV.
Estudos adicionais deveriam ser realizados para clarificar o papel de outros fatores capazes de causar o problema, como também medir o impacto da insônia na qualidade de vida nesta população.
Fonte: Psychosomatic Medicine 67:260-269 (2005)
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.
Veja também