Notícias de saúde
07 de outubro de 2005 (Bibliomed). Os avanços da medicina na abordagem do lábio leporino (fenda labial e/ou no palato) acabam de disponibilizar um aparelho capaz de simular cirurgias e dessa forma ajudar a elaborar estratégias de correção do defeito.
Pesquisadores do Centro de Bio-computação da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram um simulador de cirurgias do lábio leporino que reproduz as dificuldades encontradas por cirurgiões durante uma cirurgia real.
Com o equipamento, médicos podem simular a operação de cada paciente e nesse processo detectar as maiores dificuldades que serão encontradas durante a cirurgia real.
Segundo a revista Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery, a técnica envolve a coleta de dados individuais através de tomografias computadorizadas, que são processadas e empregadas na elaboração de um modelo virtual personalizado para cada paciente.
Fonte: Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery Volume 33, Issue 4 , August 2005, Pages 223-228
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.
Veja também