Notícias de saúde
13 de outubro de 2005 (Bibliomed). O tratamento de infecções do ouvido com o antibiótico amoxicilina pode dobrar o risco de uma criança vir a sofrer de problemas mais tarde com seus dentes permanentes.
Segundo artigo publicado na revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, 579 crianças foram acompanhadas por um período de 32 meses à partir de seu nascimento, sendo que 91% delas usou amoxicilina pelo menos em uma oportunidade.
Nos resultados gerais, 24% dos participantes no estudo desenvolveram fluorose dentária, como resultado da exposição à um excesso de fluoretos durante a formação do esmalte dos dentes. O efeito nos incisivos e nos molares pode variar dos pontos brancos pouco visíveis às cáries e às manchas marrons - e pode indicar um problema dentário mais tarde na vida.
Segundo os autores da pesquisa, os achados sugerem que o uso da amoxicilina na infância poderia levar a algum risco aos dentes em desenvolvimento. Apesar de que os resultados deste um estudo não indicam que o uso da amoxicilina deva ser suspenso, existe necessidade de um uso mais criterioso da droga em bebês.
Fonte: Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, Vol. 159 No. 10, October 2005
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.
Veja também