Notícias de saúde
09 de janeiro de 2006 (Bibliomed).
Um estudo realizado por pesquisadores de Atlanta, EUA, investigou a fonte e a
inclinação das mensagens de um reality show da TV americana que pudessem
promover ou inibir o uso de cigarro, álcool ou drogas. Na pesquisa, três
revisores assistiram a todos episódios da primeira temporada da série The
Osbournes e registraram os incidentes de uso de substâncias.
Os resultados do inquérito foram publicados na revista The British Medical
Journal e mostraram que cada episódio tinha em média nove mensagens sobre o
uso destas substâncias.
A maioria das mensagens do uso de drogas (54%) era de rejeição, mas a maioria
das mensagens de álcool (64%) e de tabaco (75%) incentivava o uso. A maior parte
das rejeições (94%) foi feita de forma verbal enquanto que os endossos (65%)
foram feitos visualmente.
Os investigadores concluíram que os reality shows na televisão contêm mensagens
sobre uso de substância, e muitas destas mensagens podem ser contraditórias ou
mistas. Como estas mensagens são apresentadas na TV por celebridades ou pessoas
públicas, o seu efeito nos jovens pode ser maior que o da família ou de membros
de uma comunidade. Assim, segundo os autores, os produtores e participantes
neste tipo de programa deveriam estar atentos para evitar que mensagens
negativas a respeito de abuso de álcool e substâncias não fossem passadas, pois
podem encorajar comportamentos de risco nos jovens.
Fonte: The British Medical Journal, 2005; 331:1517-1519.
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