Notícias de saúde
19 de julho de 2006 (Bibliomed). A fome oculta é uma doença não explicita, muito comum em todo o mundo, e é caracterizada pela falta de um ou mais nutrientes, o que acaba gerando um permanente quadro de fome.
A fome oculta geralmente traz consigo uma vontade de comer constante que é provocada pelo cérebro na tentativa de obter os nutrientes que falta no corpo, por exemplo, no caso da deficiência de cálcio a fome vai cessar quando a pessoa se alimentar de algo com cálcio em abundancia.
A doença está relacionada ao estilo de vida conturbada, refeições mal balanceadas, excesso de comidas industrializadas e escolhas alimentares erradas.
A fome oculta também pode ter causas genéticas associadas ao metabolismo, que são dificuldades que o organismo tem em absorver determinados nutrientes. O alimento apesar de digerido não é absorvido.
A percepção do problema só acontece em estados um pouco avançados devido a falta de exames específicos, mas o corpo costuma dar dicas como obesidade, gripes freqüentes, e até osteoporose.
Se a razão do problema for uma alimentação inadequada, uma boa mistura de alimentos pode facilmente corrigir o problema. Hábitos como levar frutas para o trabalho e escola são pequenos e podem evitar e até melhorar o quadro. Quando o problema está relacionado a deficiência do corpo em absorver os nutrientes, o acompanhamento de um especialista é o melhor caminho.
Fonte: Wikipedia e Dr. Douglas Q. Carignani (Especialista em Medicina Biomolecular pela Universidade São Camilo/UNIRIO e Especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN))
Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.
Veja também