Notícias de saúde
24 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A síndrome metabólica consiste em um conjunto de modificações orgânicas na qual os principais componentes são obesidade, colesterol e triglicérides alterados e aumentos da glicose sangüínea e da pressão arterial. Suas implicações normalmente são vistas apenas entre indivíduos adultos, entretanto, hoje, com o aumento da obesidade infantil, esta síndrome também passou a ser uma entidade importante na faixa pediátrica.
Com o objetivo de se avaliar os problemas desencadeados pela síndrome metabólica, desenvolvida ainda na infância, sobre a idade adulta, pesquisadores americanos da Case Western Reserve University desenvolveram um estudo publicado recentemente na revista Pediatrics.
Participantes foram avaliados quanto ao índice de massa corpórea, medido na infância. A avaliação cardiovascular dos indivíduos já adultos e, assim como a obtenção de dados sobre história familiar de doenças cardíacas, raça, idade e a presença de síndrome metabólica na infância, foram realizadas.
Conforme os resultados obtidos pelos investigadores, o desenvolvimento de síndrome metabólica na infância, assim como alterações nos índices de massa corpórea, demonstraram ser importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares na idade adulta.
Para os pesquisadores, a identificação de crianças com síndrome metabólica constitui em um importante passo para a prevenção de doenças na idade adulta. Deve, portanto, ser um passo incentivado, à partir de medidas educacionais de saúde, de forma a promover medidas preventivas e controle precoces.
Fonte: Pediatrics; 120 (2): 340 – 345 (August 2007)
Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.
Veja também