Notícias de saúde
04 de março de 2008 (Bibliomed). Pesquisadores da Coréia do Sul acabam de comprovar uma situação da qual já se suspeitava: a de que substâncias capazes de desencadear alergias (ou alérgenos) de ocorrência domiciliar são capazes de piorar a cicatrização de lesões de pele de tipo eczema.
O eczema é uma doença da pele caracterizada pelo surgimento de lesões generalizadas sob forma de placas, manchas ou bolhas, devido a uma reação por contato local ou por ação de uma agressão sistêmica.
A pesquisa, publicada na revista Journal of Investigative Dermatology, foi realizada em seres humanos e em camundongos de laboratório. Nos humanos, após uma área de abrasão superficial ter sido criada no antebraço de voluntários (para simular um eczema), foi aplicada poeira ambiental no local. Verificou-se um retardo no processo cicatricial da pele, que desapareceu após algumas horas.
Os pesquisadores conduziram um experimento similar na pele de camundongos com abrasão, exposta à poeira ambiental e a alérgenos de baratas. Observaram que a pele dos camundongos cicatrizou mais lentamente após exposição aos alérgenos.
Fonte: Journal of Investigative Dermatology, Feb. 28, 2008; online edition
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.
Veja também