Notícias de saúde
19 de maio de 2008 (Bibliomed). Pessoas que perdem os dentes são mais propensas a desenvolver câncer de esôfago, câncer de cabeça e pescoço e câncer de pulmão, segundo estudo japonês publicado na revista científica "Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention".
Os pesquisadores da Universidade de Nagoya e do Centro de Câncer Aichi compararam as taxas de 14 tipos de câncer com as taxas de perda dos dentes entre mais de 5 mil pacientes com câncer e mais de 10 mil pessoas livres da doença no Japão. E notaram que as taxas de câncer aumentavam proporcionalmente com o número de dentes perdidos.
Os resultados indicaram que pessoas com perda de dentes são 136% mais propensas a ter câncer de esôfago, têm 68% maior risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, e 54% maior chance de ter câncer de pulmão.
"A perda de dentes é uma conseqüência comum de infecção bacteriana crônica e pode, portanto, servir como um ‘disparador’ para infecção crônica e inflamação, que, por sua vez, pode ser importante para a patogênese do câncer", destacaram os autores na publicação.
Outras explicações possíveis seriam que a perda dos dentes poderia refletir comportamentos não-saudáveis que também contribuiriam para o risco de câncer; ou que a falta dos dentes os deixariam incapazes de ter uma alimentação saudável que poderia ajudar a prevenir doenças crônicas.
Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, Maio de 2008
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.
Veja também